sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Você, já se exercitou hoje?




Os principais benefícios da prática de atividades físicas na terceira idade.
☼ Melhora do condicionamento físico e disposição
☼ Melhora da qualidade do sono
☼ Diminuição da ansiedade e do estresse
☼ Ampliação do contato social
☼ Controle do peso
☼ Melhora na mobilidade e no equilíbrio
☼ Melhora no controle da pressão arterial
☼ Preservação dos ossos e articulações
☼ Melhora dos quadros de dor em geral
☼ Promoção da independência e autonomia
Vamos caminhar e aproveitar a beleza do nosso jardim? 
Casa Geriátrica São Sebastião
Rua São Miguel, 80 - Tijuca
www.instagram.com/gsstijuca
Imagem original: Pixabay

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Novo corona virus em 17 Ilustrações.

Novo corona virus em 17 Ilustrações.
Como se dissemina o vírus e cinco precauções que todos devemos seguir para evitar a infecção explicadas nas ilustrações.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Que todos tenham um alegre e saudável carnaval





Desejamos a todos os nossos hóspedes, amigos e familiares um carnaval saudável, de muita paz e alegria.
Usem roupas leves e mantenham-se Hidratados!
Bom feriado.


segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Como o preconceito afeta a saúde dos idosos


Estudo levou em conta dados de 7 milhões de pessoas em 45 países


A Universidade de Yale divulgou, no meio de janeiro, o maior estudo já realizado sobre os efeitos do preconceito na saúde dos idosos. O trabalho, levado a cabo pela faculdade de saúde pública da instituição, reuniu dados de 7 milhões de pessoas em 45 países. A professora Becca Levy foi encarregada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) de liderar o projeto, que integra uma campanha global de combate ao ageísmo – termo derivado da palavra inglesa “age”, que significa idade.

A análise consistiu na revisão de 422 estudos publicados no mundo todo, dos quais 96% mostravam evidências dos efeitos adversos do preconceito contra os idosos. Foram considerados aspectos estruturais, como a falta de acesso a cuidados de saúde, e individuais, como os estereótipos culturais que também afetam a saúde dos mais velhos.

Preconceito afeta saúde dos idosos: estudo levou em conta dados de 7 milhões de pessoas em 45 países — Foto: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2846924

Para os pesquisadores, o preconceito tem um impacto negativo no quadro de saúde mental, relacionado especialmente com a depressão. Pelo menos dez estudos apontaram uma relação entre a intensidade com que idosos se sentem atingidos por estereótipos e a diminuição de sua expectativa de vida.

O time da professora Becca Levy mapeou que o preconceito afetava as chances de pacientes mais velhos receberem tratamento médico adequado. Foram observadas evidências de que o acesso à saúde havia sido negado a idosos em 85% dos estudos mais relevantes. Em 92% das pesquisas internacionais, havia indicação de que o preconceito influía nas decisões médicas.A sistematização dos mais de 400 trabalhos feita pela Universidade de Yale cobriu um largo período de tempo: de 1970 a 2017. Descobriu também que o problema afetava pessoas mais velhas independentemente de sexo e raça. “Os efeitos nocivos que foram levantados pelo nosso time demonstram a necessidade de iniciativas para combater o preconceito”, afirmou a professora.

Por Mariza TavaresJornalista, mestre em comunicação pela UFRJ e professora da PUC-RIO, Mariza escreve sobre como buscar uma maturidade prazerosa e cheia de vitalidade.

Materia de 09/02/2020  -  G1 Bem Estar
https://g1.globo.com/bemestar/blog/longevidade-modo-de-usar/post/2020/02/09/como-o-preconceito-afeta-a-saude-dos-idosos.ghtml?fbclid=IwAR3jBePrzdlg9wY9VmmpGW4OWHboibKsvSWNIHc7UeRx6QDzcFewWuef2Bk

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

A importância do toque físico na terceira idade



A importância do toque físico na terceira idade
O toque de carinho, de apoio nos movimentos e os abraços espontâneos estimulam o funcionamento neurológico, melhoram a circulação sanguínea e aumentam a autoestima.Por: Elizabeth ventura - Psicóloga com especialização em Psicosíntese, terapeuta individual e de grupo, coordenadora do projeto ‘Permitir-se’, formação holística de base (UNIPAZ), é colunista convidada do Portal Terceira Idade.


esde pequenos, necessitamos muito do toque físico, do contato dos entes queridos, do carinho aconchegante. Isso não só fortalece nossos vínculos emocionais, como define nossa identidade. Através dos diferentes toques (suave, forte, intenso, etc.), vamos aprendendo como nos relacionar com as pessoas, vamos obtendo noção de limites e, principalmente, vamos aprendendo a amar.

Com o idoso não é diferente, pois, enquanto os filhos e netos estão atarefados com suas correrias diárias, às vezes, ele está com pouca ocupação passando grande parte do dia sozinho. Então, o toque de carinho, de apoio nos movimentos, os abraços espontâneos, são fundamentais para estimular o funcionamento neurológico, melhorar a circulação sanguínea e aumentar a autoestima do idoso.

Valem massagens com óleos e cremes aromáticos, cafunés nos cabelos macios, movimentos circulares no rosto, pequenos alongamentos nos dedos das mãos, assistir televisão de mãos dadas, e tudo que nossa imaginação inventar. A própria pessoa pode – e deve – estimular sua pele, estabelecendo um contato gostoso, conversando com seu corpo.

Com a idade, a pele vai ficando mais fina e às vezes ressecada. Então é fundamental delicadeza ao tocar o idoso, sempre respeitando o ritmo do outro. Também é muito importante a pessoa que convive ou cuida de idosos aprender a se colocar no lugar dessa pessoa e tentar funcionar como ela. Por exemplo: idosos com dificuldade de locomoção são muito beneficiados quando o cuidador ou parente mostram no próprio corpo da pessoa qual movimento desejam que ela execute. Essa informação corporal, vivencial, é mais eficiente que a intelectual.

Nosso corpo guarda através da pele – o maior órgão humano – todas as informações sensoriais que vivemos e, por isso, concentra várias emoções e sentimentos. Se tivemos desde a infância, e ao longo das diferentes fases de desenvolvimento, toques agradáveis, afetuosos, divertidos, construímos uma identidade equilibrada e socialmente empática.

Mas, se ao contrário, fomos mal tratados, beliscados ou castigados, ou, ainda, se fomos criados sem carinho físico, as memórias sensoriais serão desagradáveis e/ou ambíguas. Portanto, é fundamental conquistarmos a confiança dessa pessoa antes de tocá-la para acima de tudo, respeitá-la.

contato físico nos inclui num grupo, fortalece as conexões emocionais, nos dá mais segurança. Vamos lembrar-nos desse importante ingrediente da saúde emocional de todos nós!



Foto. Pixabay
Matéria exibida no site Portal Terceira Idade em  14/02/2020
link para a matéria:  
http://www.portalterceiraidade.com.br/dialogo_aberto/saude_equilibrio/saude_psicologia04.htm



segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

O lazer


O lazer do idoso é primordial para a sua felicidade e a Casa Geriátrica São Sebastião promove mensalmente uma série de atividades para os seus hóspedes.
Estas atividades são muito valorizadas em nossa casa, possuímos uma van, que é usada especialmente nestas ocasiões.
Além de passeios turísticos, promovemos outras atividades de lazer como festas de aniversário, bingo com prêmios, tardes dançantes, músicas ao vivo, barbearia e salão de beleza, projeção de vídeos, atividades religiosas. Também estão incluídas as comemorações das mais diversas datas festivas do nosso calendário, transformando o tempo vago existente em suas vidas, em algo prazeroso.
Casa Geriátrica São Sebastião Ltda
Rua São Miguel, 80
Site:  www.gsstijuca.com.br
blog: www.instagram.com/gsstijuca
Instagram:  www.instagram.com/gsstijuca 
Facebook:  www.facebook.com/gsstijuca

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020