Que todos tenhamos um ano repleto de saúde, paz e realizações.
Casa Geriátrica São Sebastião - GSSTIJUCA
Rua São Miguel, 80 - Tijuca Rio de Janeiro - RJ
Tel: 21 99198-5402 // 2208-1082
www.gsstijuca.com.br
Que todos tenhamos um ano repleto de saúde, paz e realizações.
Casa Geriátrica São Sebastião - GSSTIJUCA
Rua São Miguel, 80 - Tijuca Rio de Janeiro - RJ
Tel: 21 99198-5402 // 2208-1082
www.gsstijuca.com.br
Quando falamos nas festividades do final de ano, geralmente pensamos em um momento de renovação, que tudo se tornará novo, que este ano as coisas não foram muito bem, porém, no ano que vem tudo será bem melhor!
Para alguns idosos, este período
de festividades pode ser um pouco doloroso, pois com ele vêm as lembranças,
sentimentos e até mesmo essa ideia de
renovação, que envolve a festa, pode não ser tão bem recebida e um novo
sentimento pode nascer neste momento, a tristeza. Por este motivo, devemos ficar atentos, para
evitar que o nosso querido idoso entre em um quadro de depressão.
Na verdade, não esperamos que
este seja um momento triste para ninguém, além disso, o idoso pode nos contar
várias histórias engraçadas ocorridas nesta época de festividades, lembranças
da juventude, pais, irmãos, amigos, brincadeiras ocorridas durante os
preparativos e durante o próprio decorrer do período. Em contrapartida, o idoso
pode lembrar que muitos personagens da sua estória não estão mais entre nós, ou
que tradições não são mais seguidas e até mesmo pensar que não existem motivos
para que se comemore o Natal.
Neste momento entramos nós,
atuando para que as festas não se tornem momentos tristes e sim, como eram
antes, de alegria, paz e muita comemoração.
Como fazer para “ganhar esse jogo”?
Disponibilizar um bom tempo em
companhia do idoso é uma grande iniciativa, uma vez que a maioria dos idosos
tendem a sentir-se só. Ouvir e não
interromper suas estórias, fazer com que elas sejam
preservadas, se possível criar novas lembranças agradáveis, planejar atividades, pedir auxílio e opiniões com relação
a ornamentação do ambiente, são ações
que poderão ser utilizadas, para
que tenhamos todos uma
grande, feliz e abençoada noite de
Natal.
Que o Espírito de Natal esteja
presente em nossos lares e permaneça por todo o sempre.
Casa Geriátrica São
Sebastião - GSSTIJUCA
www.gsstijuca.com.br
Que todos juntos festejem o nascimento de Jesus rodeados de felicidade e harmonia.
Que esta época desperte em você os melhores sentimentos e eles venham para ficar no seu coração.
Que receba muito amor, carinho e atenção, e esses sejam seus melhores presentes deste ano.
Este Natal espalhe sorrisos, ofereça abraços e faça com que a luz desta época brilhe ainda mais forte de esperança e bondade!
A responsabilidade do Fonoaudiólogo vai além de tratar somente problemas da fala e surdez, o profissional que possui graduação plena em Fonoaudiologia é responsável pela prevenção, avaliação, orientação, diagnóstico, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiólogos da função auditiva periférica e central, atuando nas seguintes áreas: Voz, audiologia, linguagem, Motricidade e Saúde coletiva.
Dada a
amplitude de sua atuação, o
fonoaudiólogo está presente nos mais variados tipos de instituições.
Parabéns pelo seu dia e obrigado pelo carinho e dedicação.
Casa Geriátrica São Sebastião - GSSTIJUCA
Rua são Miguel, 80 - Tijuca
Rio de Janeiro - RJ
Tel.: 21 2268-5878 / 2208-1082 / 99198-5402
www.gsstijuca.com.br
Frente as várias notícias sobre a aprovação da vacina contra a COVID19, é muito importante entendermos como ela age em nosso organismo.
Confiram esta excelente animação feita por profissionais da mídia e apresentada pelo Jornal Nacional e entenda.
Fonte do vídeo: Rede Globo
www.gsstijuca.com.br
É preciso amar!
Em 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que passou a ser comemorado todo dia 03 de dezembro. Com a criação dessa data, a ONU tinha como objetivo principal conscientizar a população a respeito da importância de assegurar uma melhor qualidade de vida a todos os deficientes ao redor do planeta. É importante, no entanto, que todos tenham em mente que as pessoas com deficiência não são menos capacitadas e, assim como todas as outras, possuem direitos e deveres assegurados.
Casa Geriátrica São Sebastião - GSSTIJUCA
Rua São Miguel, 80 - Rio de Janeiro - RJ
21 99198-5402 // 2208-1082
www.gsstijuca.com.br
O envelhecimento traz uma série de mudanças no corpo humano, como a perda da agilidade muscular e até diminuição de habilidades cognitivas: memória verbal e não verbal, raciocínio lógico, percepção e atenção.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a população mundial, acima dos 60 anos, chegue a 2 bilhões de pessoas no ano de 2050. Por isso, a preocupação com a saúde na terceira idade gera questões que envolvem, inclusive, o impacto da pandemia do novo coronavírus neste processo.
Como envelhecer com mais saúde?
Manter uma alimentação equilibrada é um dos pontos de partida para se conquistar uma vida saudável. Mas também existem outros caminhos.
Especialistas recomendam a prática de exercícios físicos, que devem ser realizados todo dia, ao menos por 30 minutos. Selecionamos sete exercícios voltados para a saúde e bem-estar na terceira idade:
Antes e depois de cada exercício é necessário fazer alongamento, para evitar lesões durante e após as atividades físicas.
Cenário pandêmico
Devido a pandemia da Covid-19, a recomendação do Ministério da Saúde é que todos fiquem em casa, principalmente os idosos, por fazerem parte do grupo de risco. Porém, para que todos fiquem com a saúde em dia e continuem se exercitando, algumas atividades podem ser realizadas em casa. São eles:
Alongamentos: É um exercício de fácil aplicação e uma opção simples para criar uma rotina em casa. Eles ajudam na flexibilidade, equilíbrio, dentre outros benefícios;
Dança: Seja sozinho, amigos ou com alguém da família;
Atividades na água: Tem acesso a uma piscina? Saiba que os exercícios na água são uma excelente opção, seja natação ou movimentos de hidroginástica.
Lembre-se que antes e depois das atividades é necessário se alongar!
Casa Geriátrica São Sebastião - GSSTIJUCA
www.gsstijuca.com.br
Geriátrica - Informação.
Uma das mais importantes alterações que ocorre no envelhecimento é a perda de massa muscular esquelética, que gira em torno de 40%. Essa perda gradativa é conhecida como sarcopenia, termo genérico que indica a perda de massa, força e qualidade do músculo esquelético e que tem impacto significante na vida dos idosos dificultando a mobilidade e execução de tarefas do dia-a-dia.
Em Catanduva, grande parte dessa população passou a adotar a prática de exercícios para manter a saúde em dia. Esse é o principal fator que contribui para se ter uma velhice considerada saudável e sem nenhum tipo de contratempo. Minimizar, inclusive, os efeitos das doenças que são comuns naquela que é considerada a ‘melhor idade’.
Outro problema fisiológico do envelhecimento é a perda de massa mineral óssea. Essa perda atinge tanto homens quanto mulheres, porém ocorre com mais frequência entre essas últimas, iniciando por volta dos 45 anos. Fatores nutricionais, hormonais, genéticos e níveis de atividade física também interferem no processo de envelhecimento. Com isso, os gastos com saúde e remédios tendem a aumentar. Esse quadro pode ser amenizado com hábitos saudáveis como a prática regular de exercícios físicos.
De acordo com a Sociedade de Medicina do Esporte (SBME) e a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), o exercício físico regular melhora a qualidade e expectativa de vida do idoso beneficiando o mesmo em vários aspectos principalmente na prevenção de incapacidades.
O exercício físico na terceira idade pode trazer benefícios tanto físicos, como sociais e psicológicos garantindo um estilo de vida mais saudável.
Desta maneira, o exercício físico atua na profilaxia de doenças melhorando os fatores de risco para o desenvolvimento de diversas patologias.
No entanto, a prescrição de exercícios deve ser feita de maneira cuidadosa e individualizada, pois cada pessoa possui diferentes problemas e dificuldades, tanto física quanto psicológica. Assim, inicialmente deve ser realizada uma avaliação global que contemple todos os aspectos do processo de envelhecimento.
A escolha do tipo de exercícios para pessoas idosas também deve ser feita com cautela, pois muitas atividades são inviáveis devido às limitações físicas impostas pelo tempo e do sedentarismo. É importante ressaltar que pela prática regular de exercícios o organismo libera maior concentração de hormônios que proporcionam a sensação de prazer e de bem-estar, diminuindo e prevenindo condições depressivas.
Outro aspecto relevante é que, com o envelhecimento, é muito comum que a rede social diminua levando ao isolamento social devido a perda de amigos e familiares. Essa condição é um agravante na debilidade física e emocional do indivíduo. Ao participar de grupos de atividade física contribui para o aumento da rede social e do autocuidado, o que proporciona uma melhor qualidade de vida.
Fonte - O Regional
foto: https://pixabay.com
Casa Geriatrica São Sebastião - GSSTIJUCA
www.gsstijuca.com.br
Sempre comeram de tudo e, a partir da terceira idade, os sessentões percebem que algo está diferente durante a digestão de certos alimentos. Por isso, é importante que alguns cuidados sejam levados em consideração, como, por exemplo, substituir carnes e pães. Os idosos não precisam deixar de comer o que gostam, mas devem prestar atenção nas quantidades consumidas, além de evitar gorduras saturadas (frituras, carne gorda, bacon) e o excesso de açúcar (doces e derivados do açúcar).
A GSSTIJUCA, encerra os festejos da semana e dia do Idoso com a apresentação do teatro de fantoches.
O teatro de fantoches é uma antiga forma de expressão artística originada há cerca de três mil anos. Desde então, os bonecos foram usados para alegrar e comunicar ideias ou necessidades de várias sociedades humanas.
O teatro tem também a função de divertir, criar situações e debates, arrancar sorrisos e estimular aqueles que participam.
Casa Geriátrica São Sebastião - GSSTIJUCA
50 ANOS DEDICADOS AO IDOSO
Rua São Miguel, 80 - Tijuca – Rio de Janeiro - RJ
www.gsstijuca.com.br
Tel: 21 99198-5402
Ah! Mas como é bom estar em família, sorrir, brincar e se divertir.
Festejar!
Gincana Maluca.
Tudo pode acontecer neste nosso segundo evento da Semana do Idoso!
Após o sucesso da apresentação do nosso
Coral São Sebastião, amanhã,
06/10, após ás 15 horas, teremos a
nossa Gincana maluca!
O que pode vir por ai para animar os nossos
queridos hospedes?
Muita dinâmica, muita ação?
Isso
somente
Regina Assis e Danielle Campos
poderão dizer!
Acompanhe as nossas comemorações pela passagem do dia e semana do idoso pelas nossas mídias.
www.facebook.com/gsstijuca
www.instagram.com/gsstijuca
www.gsstijuca.com.br
Casa Geriátrica São Sebastião – GSSTIJUCA
50 ANOS DEDICADOS AO IDOSO.
Que seus exemplos de vida nos guiem para sermos no futuro idosos mais felizes.
Nossa gratidão e carinho a todos os idosos.
Casa Geriátrica São Sebastião - GSSTIJUCA
www.gsstijuca.com.br
No dia 31 de agosto
comemoramos o Dia do Nutricionista. O profissional dessa área é responsável por
trazer mais saúde para nossas vidas, nutrindo nossas escolhas com sabedoria
para alcançarmos o equilíbrio.
“Nutrição não é sobre quanto de peso você
perde, mas sobre o quanto de vida que você ganha”.
Feliz Dia do Nutricionista!
Casa Geriátrica São Sebastião - GSSTIJUCA
www.gsstijuca.com.br
A sensação de inutilidade, de não servir , não aprender, para quem já sente o peso da idade, principalmente fisicamente e em relação as funções motoras, pode ser devastadora e poderá levar o idoso a um estado depressivo. O idoso precisa se sentir útil e isso pode ser conseguido de diversas maneiras, passando pela simples criação do hábito de ouvi-lo, até inclui-lo em nossas tarefas diárias, mesmo que precise de ajuda para executa-las, garantindo a ele a sua autonomia e fazendo com que se sinta importante, querido em seu meio.
Pensando nisso, entre outras tarefas executadas pela Casa Geriátrica São Sebastião – GSSTIJUCA, com a função de integrar o idoso às nossas tarefas diárias, demos inicio ao projeto Horta Vertical. Nossos hóspedes participaram desde sua elaboração, até a conclusão, com ideias, opiniões, respeitando acima de tudo os limites de cada um.
Após a conclusão, o espaço Horta Vertical foi aberto para visitação dos demais hóspedes e a alegria estampada, tanto nos que participaram do projeto, quanto naqueles que ganharam o novo espaço, era grande e nos encheu a todos de muito orgulho pelo sucesso e conclusão de mais este trabalho.
Casa Geriátrica São Sebastião – GSSTIUCA, respeitando a sabedoria do idoso, seu espaço e adquirindo grandes companhias.
Casa Geriátrica São Sebastião - GSSTIJUCA
Rua São Miguel, 80 - Tijuca - Rio de Janeiro
www.gsstijuca.com.br
Ao longo do tempo nosso organismo sofre desgastes e o nosso
cérebro também, assim chegamos a constante
perda de memória apresentada nos
idosos. Uma boa prática para evitar que
isso aconteça é investir em atividades
que estimulem a mente a guardar o máximo de informações o possível, neste caso é de suma importância
o uso dos jogos de estimulo como o jogo
da memória, cruzadinhas e outros. A importância neste estimulo esta em, assim
como outras partes do corpo humano, o
cérebro também apresenta melhoras
significativas através dos
treinos, neste sentido, tais jogos estimulam a memória.
A exemplo do Jogo da memória, o indivíduo precisa lembrar as
posições das peças. Neste caso o cérebro é exigido no sentido de funcionar de forma a guardar informações ao longo de toda a
atividade proposta fazendo com que seja diminuída as perdas das atividades
cerebrais , forçando tomadas de decisões e obrigando por parte dos praticantes
maior atenção.
Os jogos estimularão o indivíduo a prestar atenção naquilo
que está executando, diminuindo as
possibilidades de acidentes que podem prejudicar suas vidas, servirá como base
para que adquira autonomia ao
executar tarefas do dia a dia, reduzindo a necessidade de ajuda
de terceiros e promovendo a sua
independência.
Casa Geriátrica São Sebastião – GSSTIJUCA
Rua São Miguel, 80 – Tijuca - Rio de
Janeiro – RJ
www.gsstijuca.com.br
veja também http://gsstijuca.blogspot.com/2020/07/jogos-e-atividades.html
Fonte: Alimentação Saudável para pessoa Idosa – Ministério da
Saúde.
Casa Geriátrica São Sebastião - GSSTIJUCA
www.gsstijuca.com.br
INSTAGRAM
www.instagram.com/gsstijuca
FACEBOOK
www.facebook.com/gsstijuca
Casa Geriatrica São Sebastião - GSSTIJUCA
www.gsstijuca.com.br
Tel: 21 99198-5402
Todos nós chegaremos a situação do idoso, isso é inevitável, a não ser que faleçamos antes desta fase, mas isso ninguém deseja, não é mesmo?
Quando o ser humano chega a fase idosa, tudo fica mais difícil, locomoção, raciocínio, saúde, agilidade, então, nesta fase as pessoas precisam de mais comodidade e facilidade para executar suas funções. Não por serem diferentes e nem contrariando o que prescreve a Constituição Federal sobre os direitos de um cidadão e sim por não terem as mesmas condições físicas que jovens e adultos possuem.
Partindo desta premissa, existem Leis que tem por objetivo melhorar e facilitar a vida do idoso e o direito a vagas para essas queridas pessoas é uma delas, o que nem sempre seja respeitado.
Para manter a mente e o corpo saudável na terceira idade podemos usufruir da prática de atividades dinâmicas e divertidas. São muitos os benefícios trazidos por elas como a melhoria da coordenação motora e humor, melhora a qualidade de vida, concentração e agilidade das capacidades cognitivas, evitar problemas comuns no envelhecimento.
Com o objetivo de aperfeiçoar as habilidades do cérebro a Casa Geriátrica São Sebastião – GSSTIJUCA, tem o hábito de oferecer aos seus hospedes jogos que auxiliam no treino cognitivo, estimulam e desenvolvem funções cognitivas como a percepção, memória, linguagem, raciocínio, lógica e resolução de problemas.
Acreditamos que este tipo de atividades beneficiam a qualidade de vida e na realização de atividades do cotidiano.
A sociedade passa por mudança todos os dias e o avanço
tecnológico é o grande responsável por isso. É notório o beneficio
trazido pelo o uso das redes sociais aos idosos neste
ambiente de novidades onde o diferente nos salta aos olhos, as possibilidades , novas maneiras
apresentadas para comunicação e entretenimento neste novo mundo. A vida torna-se cada vez mais digital e o
idoso faz parte dela, tornam-se sociáveis,
nota-se a redução do isolamento e da solidão, maior interação, recebe e envia
noticias, aproxima-se dos mais jovens,
uma vez que as grandes redes tem essa particularidade de aproximação e compartilhamento de conhecimento entre as
mais diversas gerações.
Já é comum o uso entre idosos de termos como “passar zap”, “chamada de vídeo”, “pede pelo celular” e “ está no meu Instagram!”